sexta-feira, 4 de setembro de 2009

SEMENTES MARAVILHOSAS

SEMENTE DE LINHAÇA

A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras,
Ajuda na prevenção de doenças, aumenta a defesa orgânica,
reduz o ritmo de envelhecimento e controla as condições físicas e mentais.
Tem ação antiinflamatória a semente regenera a mucosa digestiva danificada, por isso auxilia a regular o intestino.
Serve para diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol.
Também é favorável para pessoas que desenvolvem níveis de stress alto, excesso de peso, colesterol e pressão arterial elevada.
Auxiliar no combate à acne.
Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa.
A melhor forma de aproveitar seus nutrientes é o consumo da farinha obtida triturando os grãos no liquidificador.
Um pacote de 200 g custa em média 3,00.
Os valores nutricionais dessa pequena semente, dourada ou marrom, que cresce na China, nos EUA, no Canadá, na Europa e agora no Brasil, já são bem conhecidos.
Rica em:- proteínas;- fibras;- vitaminas;- minerais.Ela está incorporada à massa de vários pães e biscoitos.
A novidade agora são os estudos que indicam a linhaça como a principal fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3, que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas.
Até hoje, as fontes mais conhecidas de ômega 3 eram os peixes de águas profundas. Pesquisas já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem 30%."Os ômegas ajudam na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue, e exercem uma ação antioxidante e de renovação celular".Muitos estudos confirmam que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol como outros alimentos que contém fibras solúveis como a aveia e a pectina contida em várias frutas.
Ela contém tanto fibras solúveis como insolúveis.
As sementes podem ser utilizadas em:-
iogurtes;-
saladas;-
sucos;-
vitaminas;-
misturada à cereais;-
massas de pães;-
bolos e em todos os outros alimentos.
Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.
Uma dica muito importante: quando moída ou quebrada, a linhaça pode oxidar rapidamente por causa de sua gordura. Assim, é melhor moê-la apenas quando for utilizá-la. Depois, guarde-a no refrigerador, e deixe fora da luz.
Quanto a quantidade de calorias, 100g de semente de linhaça possuem cerca de 490 calorias. Para facilitar veja as calorias em medidas caseiras da linhaça moída:. 1 colher de sopa (8g) – 39 calorias. 1/4 xícara de chá (32g) – 156 calorias. 1/2 xícara de chá (65g) – 318 calorias1 xícara de chá (130g) – 637 calorias
Por Francine Sarturi PrassFonte: www.nutricaoativa.com.br

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