Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Rocambole de massa de Pastel











O pastel é um snack tipicamente brasileiro, sendo derivado do tradicional "rolinho primavera", da culinária chinesa. Sua introdução se deu através daqueles imigrantes, que tiveram de adaptar-se às matérias-primas disponíveis no Brasil. Contudo, sua popularização na cultura do brasileiro, veio através das mãos dos imigrantes japoneses que, por ocasião da II Guerra Mundial, vieram a abrir diversas pastelarias no intuito de se passarem por imigrantes chineses, livrando-se dessa forma, da discriminação que havia na época, contra a aliança entre alemães/italianos/japoneses. Os princípios de manipulação e processamento de alimentos da culinária japonesa, foram introduzidos nas pastelarias que, ao final, tornou-se um grande negócio dentro da colônia, ao mesmo tempo em que os pastéis ganhavam o gosto popular, por serem produtos saborosos, de rápido consumo e principalmente baratos.
Sabe aquela massa de pastel de rolo que vende em qualquer supermercado?Aqui eu usei a da feira perto de casa: é deliciosa e coloquei como recheio - peito de peru defumado, cream cheese light (para "untar" a massa), minas padrão picadinho, salsinha e orégano frescos numa misturinha de cebola picadinha e tomate sem sementes em cubinhos temperados com sal e azeite.
Abra metade da massa de pastel, corte, pincele a superfície com o cream cheese (pode ser também maionese ou requeijão cremoso), cubra com o recheio que você escolheu e vá enrolando a massa e soltando o plástico. Faça isso com a outra metade da massa também (pode até mudar o recheio).
Terminando de enrolar, pincele com uma gema de ovo batida ou catchup mesmo, ou ainda molho shoyo com um pouquinho de óleo, polvilhe queijo ralado se quiser, unte uma assadeira com margarina, coloque o rocambole lá, cubra com papel aluminio e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos. Depois é só tirar o alumínio e deixar mais uns 15 minutinhos até a massa ficar dourada e crocante.

Imagine agora as muitas variações que você pode usar no recheio - espinafre com ricota, tomate seco com mussarela de búfala, cogumelos frescos, ricota com ervas, atum, frango desfiado, salsicha, legumes ralados, bacalhau desfiado com requeijão, carne seca... use a imaginação!
Eu adorei! peguei esta receita no orkut, na comunidade Culinária Receitas, do querido Mauro Rebelo.

Tem o blog dele ai embaixo.

2 comentários:

Unknown disse...

Cris, fiz o rocambole de massa de pastel e só recebi elogios. Muito obrigada.

Unknown disse...

Cris, salve!

Fiz o rocambole de massa de pastel. Ficou delicioso.